Prometer amar e respeitar não é uma tarefa tão fácil, mas é comum. Os votos tradicionais incluem o compromisso mútuo de amor e fidelidade, repetido por tantos e tantos casais. Apesar de poética, a repetição não soa tão sincera quanto palavras escritas pelos noivos, personalizadas e baseadas na história do casal.
Se você tiver a oportunidade, que tal incluir uma bela dose de franqueza no seu discurso?
Algumas promessas raramente são feitas no altar, mas deveríamos adotá-las assim como adotamos as alianças.
1 – Quando necessário, eu prometo falar sobre dinheiro
A vida financeira merece tanta atenção que começamos por aqui.
Se ela gasta demais ou ele contribui de menos, grana pode ser um problema! Os hábitos financeiros precisam estar alinhados, garantindo equilíbrio entre gastos e rendimentos dos pombinhos.
Prometa falar sobre dinheiro, sim! Prometa colaborar, sim! Prometa, principalmente, que serão próximos o bastante para discutir as questões financeiras (antes que a discussão vire briga).
Prometo amar-te e respeitar-te, discutindo as contas com paciência e carinho sempre que for preciso.
2 – Ainda que fique tentada, eu prometo não jogar na cara as coisas boas que fiz por você
Ao menos sinal de desavença, luzes piscam e um diabinho começa a sussurrar no seu ouvido: “Jogue tudo na cara dele!”. Admita, isso acontece com quase todo mundo.
Compreensão e carinho não tem nada a ver com briga, então por que usá-los como arma para machucar o outro?
Fazer algo positivo pelo cônjuge é fazer algo positivo pela relação e por você mesmo. Ame por amor, e não para cobrar retribuição. Lembre-se: sentimentos verdadeiros não são moedas de recompensa.
Prometo amar-te e respeitar-te, e jamais berrarei por aí que você precisa devolver os beijos e cafunés que te dei.
3 – Admito que crio expectativas, mas eu prometo contar todas elas
Se você acha que o marido perfeito precisa adivinhar seus pensamentos ou que a esposa ideal conhece todos os seus sonhos, tá na hora de rever conceitos.
Ninguém é responsável por suas expectativas, e realizá-las pode ser um fardo pesado demais para o seu par, especialmente quando ele não está por dentro das suas vontades.
Dividam desejos, compartilhem necessidades, sonhem juntos! Afinal, não foi pra isso que você casou?
Prometo amar-te e respeitar-te, contando todos os meus sonhos e abraçando as suas expectativas para que a gente olhe na mesma direção.
4 – Quando estiver estressada, contarei até mil. Isso quer dizer que eu prometo não gritar com você
Pare e pense: são duas pessoas criadas de maneira diferente que de repente passam a viver sob o mesmo teto. Quais as chances disso dar certo? Todas! Mas vocês precisam de amor e muita paciência.
Quando o calo apertar, espere. Espaireça. Conte até dez e só depois, de cabeça fria, converse. É aquela velha história: você quer ter razão ou quer ser feliz?
Prometo amar-te e respeitar-te, sem elevar a voz, ainda que você coma a barra de chocolate que escondi para a hora do seriado.
5 – Sou competitiva, mas darei o braço a torcer. Eu prometo não transformar nossa casa em um ringue
Não há ganhadores e perdedores quando o assunto é casamento. Ou os dois ganham, ou os dois perdem. Sacou?
Basta refletir um pouquinho e você verá que ambos tem lá seus erros e acertos. O que faz a diferença é o abraço que aconchega no fracasso e o beijo que incentiva no sucesso. Bóra trabalhar em equipe?
Prometo amar-te e respeitar-te, sem concorrer com a sua beleza ou desafiá-lo a ganhar da minha genialidade.
Assim como os relacionamentos em geral, casamento não tem uma receita exata ou um mapa da mina. Casar é reconhecer no outro um parceiro de vida, o que inclui admirar as qualidades e saber lidar com os defeitos.
Você está pronto? Então liste suas promessas e ainda que os votos sejam repletos de poesia, garanta que tenham também um bocado de sinceridade.