Nesse post você vai encontrar:
Lista de convidados de casamento: dicas para fazer a sua
Hoje o papo tem a ver com a organização do “sim”, mais especificamente com relação ao item mais difícil e polêmico de todos: a lista de convidados de casamento.
Para tirar dúvidas e ajudar quem está lidando com os empasses da lista, aí vão algumas sugestões.
Vamos ao passo a passo?
Por onde começar?
Quando o casal faz da fase de organização do grande dia um período especial, o resultado são lembranças inesquecíveis!
A primeira degustação, a escolha do espaço, a contratação do fotógrafo e a primeira prova do vestido. Cada detalhe conta!
Agora, quando chegam na lista de convidados, muitos se desesperam. Certamente, é o momento no qual você quer convidar todo mundo, do primo que se mudou para a Inglaterra há 4 anos até a colega de trabalho que vai puxar a turma toda com ela, incluindo o chefe, a estagiária e todos os outros que fazem parte da equipe… E por que não o escritório inteiro?
Pois é. Mas você tem um orçamento para gastar, e convidados extras correspondem a custos extras. Assim, a lista precisa ser feita com muito cuidado, amor e carinho.
Antes de mais nada, respire fundo
Vou te ajudar a tornar esse momento um pouco menos sofrido!
Comece pensando no tipo de casamento que quer ter. Se é algo mais intimista, com a sua família e amigos mais próximos ou se abrirá o leque para parentes distantes, colegas de trabalho e aqueles amigos/conhecidos da academia, clube, viagens.
Claro que existe o intermediário, você só precisa ter muito claro que tipo de convidados deseja ter na sua festa.
Afinal, você quer que ela seja mais íntima ou aberta para pessoas que não necessariamente te conhecem pra valer?
Em seguida, olhe para o seu orçamento e para o espaço da recepção (se é que já foi escolhido). Não dá para fazer uma lista de 300 pessoas se o espaço que você escolheu comporta no máximo 250. Você não vai querer que seus convidados fiquem mal acomodados, não é?
E claro, quanto mais convidados, maior será o valor que terá que investir em mobiliário, buffet (que tem seu valor estipulado por pessoa), lembrancinhas, bem casados e tudo mais.
A lista
Vamos começar a lista. É hora de se divertir!
Comece sem restrições.
Primeiramente, liste os familiares e amigos mais próximos, aqueles que não podem faltar de jeito nenhum. Depois coloque os parentes mais distantes, outros amigos, amigos de amigos, amigos dos seus pais, pais dos seus amigos, papagaios, periquitos… Faça a lista quilométrica para depois começar a cortar!
Não adianta fazer uma primeira lista restrita, porque depois começam a surgir outros nomes inevitáveis.
Importante! Assinale aquelas pessoas que podem acabar causando algum problema (aquele que bebe demais, a nova esposa do seu tio que traiu a sua tia). Isso servirá para um possível corte ou para alertar a assessoria.
Em seguida separe os convites do noivo, da noiva e da família de ambos. A sugestão é metade para a noiva, metade para o noivo e cada um separa determinado número para os convidados dos pais.
Os cortes
Hora de começar a fazer os cortes na lista de convidados de casamento. Algumas perguntas podem facilitar:
♥ Crianças serão liberadas?
♥ E os namorados e namoradas dos amigos? Mesmo aqueles que você e seu par não conhecem? Mesmo dos amigos não muito próximos?
♥ Pessoas com quem você não fala há anos estarão presentes? Aquele primo da Inglaterra é superimportante?
♥ E os colegas de trabalho? Eles já convidaram para as festas deles?
♥ E aquelas pessoas que podem causar problemas?
Para facilitar ainda mais, preparamos o infográfico a seguir.
Dica extra
A pergunta mais interessante e importante é: essa pessoa deixará seu casamento mais divertido?
Afinal, o mais importante de um casamento é a diversão e a alegria dos noivos.
Acima de tudo, o casal deve estar feliz. Se a felicidade do casal está em dizer SIM na frente de poucos e bons amigos… Será um lindo dia! Assim como será lindo se você quiser convidar a cidade inteira para ver seu sorriso brilhar!
O que vale é isso, saber qual é o seu desejo e não ter medo de dizer não ao impulso de convidar todo mundo.
Ah! Mais uma dica: não esqueça de fazer o RSVP (confirmação de presença). Ele pode abrir espaço para que você convide pessoas que à princípio estariam cortadas.
Que dicas, hein?
Sabendo aproveitá-las você se poupará das dores de cabeça e evitará saias justas.
Com a lista de convidados de casamento pronta, é só curtir o caminho até o altar!