Inspire-se! Um lindo casamento com macramês e detalhes especiais
Ela, bióloga marinha. Ele, engenheiro. Uma história de amor que começou no colégio, teve namoro à distância e muita superação. Sobretudo, uma história com final feliz e um lindo enlace no campo.
O casamento com macramês e detalhes personalizados pelo casal foi resultado de mão na massa, dedicação e carinho, coisas que Jéssica e Pedro elegeram como prioridade.
Eles ficaram noivos em 2019, após 8 anos de relacionamento. Ao todo, o casal colecionou uma década de parceria até o tão esperado sim no altar. É amor demais, hein?
Quando me deparei com cliques do grande dia no perfil da fotógrafa, a talentosa Carol Guasti, fiquei encantada com a aura de encantamento. Sem contar os itens especiais dessa celebração, como a decoração feita pela noiva e apoiada pela família.
Além de mão na massa, a festa foi marcada por essência e personalidade.
A fim de um evento que os representasse, sem amarras ou obrigatoriedades sem sentido, Jéssica e Pedro focaram em escolhas coerentes, com alma e propósito.
Desse modo, trocaram o bem casado pelo pão de mel e o champanhe pela Coca Cola. Desligaram a chave do “tem que ter” e se concentraram um no outro, em suas particularidades e expectativas.
Como resultado, mesmo com a lista reduzida em função da pandemia, os noivos amaram o casamento com macramês, ar livre e clima de DIY.
Álbum de casamento dos sonhos: saiba mais
Não deixe de ler o depoimento da noiva – abaixo -, bem como os detalhes clicados pela Carol Guasti.
Do buquê com flores artesanais ao vestido de renda, passando pelo noivo super estiloso e pelo clima leve da cerimônia, tudo induz ao romantismo, com muita verdade, aconchego e carisma.
Só para ilustrar, a fotografia foi uma das prioridades eleitas pelo casal. Sorte a nossa, que podemos nos deleitar com os cliques da Carol. ♥
“Tudo começou 10 anos atrás. Nos conhecemos no primeiro ano do ensino médio, com 15 anos de idade. O pedido de namoro foi em uma rádio da cidade, onde o locutor incentivou o Pedro a me ligar ao vivo. Nossa escola era muito especial para nós, os professores muito dedicados e amigos. Nós dois queríamos passar no vestibular sem cursinho e nos ajudávamos muito, passávamos praticamente o dia todo juntos na escola. O Pedro sempre apoiou meu sonho de estudar Biologia Marinha, mesmo que isso significasse mudar de cidade e enfrentarmos um relacionamento à distância.
E assim foi. Passamos no vestibular, o Pedro fez engenharia em São Carlos, nossa cidade natal, e eu me mudei para Santos para seguir meu sonho. 350 km nos separaram por 6 anos. Ou seja, nunca foi fácil, mas não tinha como ser diferente.
Fui pedida em casamento em 2019, com 8 anos de relacionamento. Eu acabando meu mestrado em Santos e com um emprego novo começando, o Pedro prestes a se formar com emprego em São Carlos. A princípio, começamos a planejar o casamento sem saber como seria o pós, se moraríamos na mesma cidade ou não”.
Inspire-se: casamento com macramê no Pinterest
DIY: casamento com macramês
“Desde a noite do pedido de casamento eu já imaginei toda a festa. Escolhemos uma data especial e focamos em 2 anos mais tarde, no nosso aniversário de 10 anos de namoro.
Decidimos o estilo e, em seguida, já pensamos na celebrante dos nossos sonhos: nossa amiga e professora de literatura do ensino médio, que esteve desde o início da história até todos os anos seguintes em pelo menos uma reunião anual para colocar as novidades em dia.
Definimos nossas prioridades, que eram os padrinhos, o local rústico ao ar livre, a fotografia e a música da cerimônia.
Na época eu fazia macramês simples e resolvi me dedicar ao máximo para aprender as melhores técnicas, ficando responsável pela decoração do casamento. Minha sogra é artista, e uma das coisas que ela faz que eu amo são flores com filtro de café reutilizado. Chamei ela para essa aventura e propus que o casamento não tivesse nenhuma flor natural, apenas as flores artesanais. Chamei meu avô marceneiro para me ajudar a encontrar madeiras para a decoração boho/rústica, o avô do Pedro serralheiro para ajudar com ferragens e madeiras também. Estava formado o time pra fazer a decoração dos nossos sonhos.
Aprendi muita coisa de técnicas de macramê e comecei a vender as peças para gerar renda extra para o casamento. Dessa forma, desenvolvi minha marca, a Nó de Marinheira.”
“Na decoração pensamos em cada detalhe, fizemos os centros de mesa com garrafas de vinho que fomos tomando e guardando, painel de coração de rolhas de vinho em degradê que deu um trabalho enorme para montar na mesa do livro de recordações, os noivinhos foram em formato de tubarões por causa da minha profissão, entre outras coisas.
Enfim chegou março de 2020 e virou o mundo de cabeça pra baixo.
Nosso relacionamento foi afetado positivamente, pois em home office não precisávamos mais viver o namoro à distância. Mas é claro que fomos afetados pela incerteza, o medo e a ansiedade de saber o que aconteceria com nosso casamento, que já estava com metade dos contratos fechados.
Assim, reduzimos bastante a lista de convidados, prezando pela segurança de todos. A lista de convidados é sempre uma parte emblemática do casamento, mas ter essa limitação causada pela pandemia foi bom. Por consequência, convidamos quem realmente foi importante na nossa história e precisava estar ali.
Com o casamento chegando também tivemos que deixar de lado a pista de dança, não era uma prioridade para nós e conseguimos nos divertir em segurança.
Abrimos mão de várias tradições que não faziam sentido pra gente, e conseguimos realizar o casamento do nosso jeitinho: sem buffet tradicional, com pizza, sem bolo, sem champanhe, com brinde de caipirinha e de Coca Cola Zero, sem bem casado, mas com pão de mel.
Teve noivo com penteado também, o que me surpreendeu e ficou lindo demais, chamando a atenção de todo mundo que vê as fotos!”
“Se pudesse dar um conselho para as noivas e noivos que estão lendo, seria: definam suas prioridades e abram mão de tudo, menos delas. No final vocês verão que vale a pena!
Façam por vocês, porque a festa é de vocês. Seja como for, pouco importa o que vão falar ou pensar. Façam renda extra com alguma habilidade que vocês possuem, aceitem de presente da família, excluam coisas tradicionais que todos os casamentos têm e que vocês nem ligam, mas não abram mão das suas prioridades.
Nós abrimos mão do fornecedor ideal da música para cerimônia e me arrependo. Já o local e a fotografia foram perfeitos como eu sonhei! A decoração também foi como sonhei, e cada detalhe demorou e deu bastante trabalho, mas com toda a certeza vai encher meu coração de alegria pra sempre ao lembrar de tudo!
Por fim, hoje estamos morando juntos em Santos, o Pedro tem um emprego totalmente home office e eu continuo trabalhando com biologia marinha.”
Jéssica e Pedro, que alegria ter tantas escolhas com significado por aqui!
Obrigada por nos brindarem com tanta essência, verdade e amor. Não é à toa que sou fascinada por casamentos assim!
Que a vida a dois, agora em Santos, siga leve, alegre e feliz… Vocês merecem!
Viva os noivos! ♥
Quem fez?
Fotógrafa: Carol Guasti • Espaço: Villaggio Alvorada • Decoração: Nó de Marinheira e Mundo de Papel • Assessoria: Lindi Dantas • Buffet: Don Adriano • Doces: Claudia Alteia • Bar: Orion Bartenders • DJ: Tag Som e Luz • Filme e transmissão ao vivo: Pixel Films • Toalhas: Imperial Toalheria • Sousplats: Cia Festas • Vestido de noiva: Boulevard Noivas • Beleza da noiva: Espaço Larissa Campos • Cabelo do noivo: Ribeiros Cabelo e Arte